sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Olá

Bom, neste trimestre a nossa vida foi um pouco mais fácil, não visando somente os sentidos de conteúdo, apesar de ele ser bem simples, e exigir mais a nossa atenção aos exercícios e maneira de interpretação, tivemos também os artigos científicos (que particularmente não agradaram nem um pouco o Guilherme Ramos, não pelos artigos em si mas sim pelos Temas escolhidos), e infelizmente devido a greve não tivemos ainda tempo suficiente para terminar o conteúdo em si e ter uma segunda prova.

Geometria espacial, o grande assunto dos últimos 3 meses, conteúdo realmente "louco", e em alguns casos mais complicados e desesperados como o nosso, se fica tão vidrado que se enxerga a Geometria Plana em todos os lugares, SEM EXCEÇÃO MESMO!
Nesse portfólio tem várias coisas, além da geometria com o prismas, cubos, esferas, cilindros enfim a Geometria espacial em si.
temos também informações muito interessantes sobre o megaminx, o traca-traca e um pouco sobre filmes em 3D

Boa Leitura, espero que você goste dos assuntos que escolhemos e se divirta descobrindo coisas novas, assim como nós nos divertimos Fazendo o Portfólio!

Guilherme Ramos & Jade Garcia


Auto-Avaliação

Guilherme: Bem, não á como comparar o meu desempenho do 1º trimestre com o 2º, a falta de vontade e a preguiça acabaram ferrando toda a minha primeira nota, fazendo um enorme buraco o qual eu teria 2 trimestres para tentar tapar.
Eu muitas vezes já estive nesta situação antes, mas confesso que esta foi a primeira vez que eu realmente me esforcei, corri muito atras para recuperar.
Provavelmente ela se deu ao fato de eu me dar muito bem com a professora Aline, e de ela estar sempre ali mesmo, quando eu mais precisava de ajuda, sendo em conteúdo, provas o que for...
Neste trimestre eu realmente percebi que nunca havia usado nem metade da minha capacidade nos meus anteriores, e que não é preciso TANTO esforço para conseguir uma boa nota em uma prova, ou uma participação em aula, Basta querer, e eu quis/quero.
Acredito que este meio tempo vai mudar a minha visão, não somente escolar mas da Vida em si, de que não devemos deixar nada nos Derrubar, to conseguindo tapa o buraco da nota horrível do 1º Trimestre e por mais incrível que pareça, estou achando muito divertido!
Este trimestre eu participei muito do facebook, fiz o primeiro artigo no qual me sai bem, na real coisas engraçadas aconteceram, das 2 maiores avaliações de valor 10, uma eu tirei um lindo 10 e a outra um 8 mais lindo ainda *-*
Caramba, acho que nunca existiu pessoa mais feliz hsuahsuahsha mesmo sabendo MELHOR DO QUE NINGUÉM, que avaliação não se da por nota, fiquei muito feliz, mas vou continuar com este pensamento de que Aluno não é nota, e NÃO VOU apelar pra ele só quando estiver tirando notas baixas, como já vi e continuo vendo muitas pessoas fazendo.
Agora a parte mais difícil do portfólio não é nem o conteúdo, nem nada, e mesmo a auto-avaliação, porque ninguém mais além de nós mesmos Sabe o quanto nos merecemos, é só olhar em um espelho tudo que fizemos durante o trimestre e com uma sinceridade muito alta (coisa que atrapalha muitos) avaliar.
Acho que pra mim a nota é 8. Não consigo pensar em nota melhor, acho que está de ótimo tamanho, e até menos do que eu teoricamente precisaria para fechar o trimestre com tranquilidade mas, sei lá, acho que não vou forçar uma nota que na minha opinião não é a certa!
ainda mais tendo uma avaliação por fazer, não sei como vai ser meu desempenho nela, espero que eu consiga ir bem como estou indo agora!
Obrigado por ler todo o texto e não achar ele chato, acabou meio que sendo um desabafo ou sei lá o que é isso mas não vou apagar porque acho que tudo isso conta >.<



Jade: esse trimestre foi tudo mais fácil, eu fui bem melhor, fiz mais coisas, me dediquei mais \o/  entendi melhor o conteúdo, particularmente gostei bem mais do que o primeiro trimestre. Além do conteúdo eu aprendi uma coisa: não dá mais pra se basear mesmo pela nota da prova, é bem como a sora diz ela nos avalia pelo o que a gente faz, e não é só ela, minha mãe adora pesquisar coisas e ela tava lendo uns negócios sobre crianças índigo e tal e daí ela viu isso, que não dá pra avaliar por um número, e que a gente realmente aprende praticando, então nao é a prova que vai me dar uma nota baixa. Botei isso na minha mente, então pela minha participação no face, o meu desempenho (claro não foi dos melhores) eu me daria um 7,5. Fui muito melhor neste trimestre e a minha tendência é melhorar.


Facebook

Jade: Bom, o facebook vem nos ajudando cada vez mais ajsjdasjjas, é muito legal essa história de a gente aprender em grupo, as coisas se tornam muito mais fáceis, é legal tu ver o desenvolvimento dos colegas e as vezes quando tu não entendeu algum conteúdo, tu acaba entendendo pelo desenvolvimento.
Outra coisa legal é que a gente não precisa entregar as coisas no papel, é tudo online, isso facilita bastante também, e a gente sempre tem a professora pra nos ajudar lá, e não só a professora como os colegas também :D

Gui: Ótimo, o facebook melhorou muito comparado com como era no inicio, finalmente nos adaptamos, e a ideia de postar coisas em grupos foi ótima!
Alguns problemas, que eu particularmente não gostei, foi de que algumas pessoas saiam postando coisas desvairadamente sem nem dar tempo das outras fazerem, ou mesmo pessoas que falavam em um post que iam postar várias questões e com sua grande responsabilidade não postavam nada deixando todos os outros grupos com um número menor de questões disponíveis para postar.
Mas isso acabou depois de vários conflitos, eu mesmo já dei alguns gritos com muitas destas pessoas HSUAHSA acho que bem ou mal isso sempre faz parte do aprendizado, e do nosso crescimento dentro da sala de aula!
acho que deve continuar como está, e sem muitas mudanças.

Filmes 3D

Hoje em dia a industria de filmes vem inovando cada vez mais, uma dessas inovações é o cinema em 3D, mas antes de entender o que é e como funciona precisamos entender o que é esteoroscopia.

É um nome estranho e difícil mas é muito legal :D

Bom, o cérebro humano visualiza imagens de apenas duas dimensões: largura e altura. Mas ele pode não exatamente ver, mas ter a ilusão da visualização da profundidade. Naturalmente isto se dá pela angulação dos olhos, pois cada olho possui uma angulação diferente. Com isso temos a paralaxe que é o fenômeno que avalia a distancia de duas figuras distintas pois nós podemos ver uma imagem de pontos de vista distintos. 


Por exemplo, se eu colocar o dedão 12 cm de distancia na frente do nariz e fechar o olho direito ele vai se encontrar em uma posição, e se eu abrir o direito e fechar o esquerdo o dedo vai se encontrar em outra posição, e se eu for diminuindo a distancia de 12 cm essa posição que o dedão vai estar fica cada vez menor.
Com esses dois ângulos diferentes o cérebro humano cria uma ilusão de ótica para diminuir a duplicação das imagens. Os olhos giram de forma que os eixos ópticos dão a ilusão de que estão se aproximando para o mesmo ponto central, dando a ideia de fusão. Essa ideia de fusão varia de pessoa para pessoa de acordo com a separação ocular que ela possui.
 Em outras palavras, essas duas imagens ângulos de ângulos de visão diferentes que temos se sobrepõem formando uma imagem só com três dimensões, ou seja, imagem duplicada e sobreposta!!!
Todo esse processo se denomina esteoroscopia :D

Cinema 3D
No cinema eles imitam todo este processo de esteoroscopia com câmeras. Bom primeiramente vamos imaginar assim, eu crio duas imagens de ângulos diferentes e coloco as duas sobrepostas.


Nos primeiros filmes é assim que eles faziam, eles filmavam as imagens de dois ângulos diferentes. Quando iam fazer a projeção utilizavam 2 projetores, o problema é que eles tinham que ficar exatamente alinhados para que a imagem ficasse correta. Aí vem a ideia de fusão citada anteriormente, com essa sobreposição das imagens dava-se a ideia de que a imagem estava saindo da tela.
Inicialmente houve grandes problemas com o cinema 3D: a projeção correta, o tamanho da tela e da sala, os óculos, o som e etc. Mas hoje em dia com a ajuda da tecnologia estes problemas foram solucionados.

“A câmera estereoscópica simula a visão do olho humano. Cada lente é colocada a cerca de seis centímetros uma da outra (já que essa é a distância média entre os olhos de uma pessoa). E nesse processo ainda devem ser controlados zoom, foco, abertura, enquadramento (que deve ser exatamente o mesmo) e o ângulo relativo entre elas. [...] Um truque utilizado pela indústria é filmar através de uma lente e usar um espelho para projetar uma imagem deslocada em uma segunda lente. A imagem refletida é girada e invertida antes da edição do filme. E, por se tratar de um espelho, é preciso fazer ainda as correções de cores e brilhos necessárias para que não dê a impressão de imagens distintas.” Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/video/2469-como-funciona-a-tecnologia-3d-.htm#ixzz23pqqJkFs


As salas de cinema IMAX estabelecem um padrão para que o que você está vendo pareça cada vez mais real.
As telas de projeção medem 12 metros de altura por 22 metros de largura (264 m² de tela) e elas são levemente côncavas para a colaboração da ampliação do campo, o som utilizado das salas chega a ter 14 mil watts de potência.


E os óculos? Pra que servem?
Os filmes em 3D precisam ser filmados com duas câmeras ou uma câmera com 2 lentes, com isso cocorrem mudanças na produção do filme, mas também temos outras, como na exibição. Já foi citado anteriormente que as imagens precisam ser projetadas de uma maneira sincronizada. E uma coisa importantíssima deve ser levada em conta é que o olho esquerdo vê não pode ser visto pelo olho direito e vice-versa, senão a visualização da imagem fica assim:



Então é aí que os óculos se encaixam eles filtram as imagens fazendo com que cada olho enxergue somente a que for especificada para ele. A fusão das duas, gerando a tridimensionalidade, fica por conta do cérebro. Sem os óculos, vemos duas imagens ligeiramente diferentes sendo projetadas ao mesmo tempo, ou seja, tudo fora de foco!


Viram, esta história de dimensões são está só na geometria espacial que a gente tá aprendendo ...
Os sólidos que estamos estudando possuem 3 dimensões, e as vezes quando precisamos resolver exercícios a gente apenas imagina a figura para poder calcular as coisas, pois o nosso cérebro só vê 2 dimensões, e a  gente só consegue desenhar 2 dimensões também.
A maneira que a gente olha as coisas tem haver com ângulos, dimensões e ilusões ...
Espero que tenham gostado dessa "viagem" no cinema :D


PS: se quiserem ler mais alguma coisa sobre isso aqui estão as minhas referências

http://renatoreis.net/blog/comunicacao/cinema-digital-3d/
http://nautilus.fis.uc.pt/cec/teses/joana/prototipo/estereoscopia.htm



Traca - Traca o brinquedo de 1000 formas



O traca-traca tem sua origem desconhecida, mas muito famoso em varias partes do mundo, algumas pessoas dizem que ele é um brinquedo originado do Nosso folclore, e muito antigo.
também chamado de Escada de Jacó, De acordo com o Velho testamento Genesis 28-10 era a escada que representa a ligação entre a terra e os céus, pois o formato de escada e o movimento que o brinquedo faz parece não ter fim, assim como a escada de Jacó, (nós particularmente preferimos o nome traca-traca HSUAHSUHASHAS)

É um brinquedo muito utilizado por adultos para apresentações, e até por professores, para mostrar os números a tabuada e contar historias para os seus alunos.
O traca-traca é totalmente ecológico, Basicamente (o meu pelomenos) é feito de 6 Pedaços de madeira Retangulares de 5 por 15 Cm e 0,5Cm de Espessura.
O brinquedo impressiona  muito as pessoas logo de cara, pois ele parece ser uma coisa totalmente diferente, com alguns pensando que até podem existir Imãs dentro do brinquedo.
Mas o maior segredo e mais simples está no jeito em que as fitas são colocadas no brinquedo, quem bolou esta coisa incrível, posicionou as fitas para que as peças conseguissem se deslocar e dar a impressão de que se movem, mas ai é que está o segredo, o fato das fitas terem cores distintas dá esta impressão, Mas cada madeira só pode “interagir”, com a peça do lado digamos assim, justamente por esta limitação das fitas.
A brincadeira mais legal, é justamente a forma da escada sem fim, na qual um simples movimento acaba provocando uma reação que va movimentar todas as outras automaticamente.


Para fazer algumas formas eu dei nome para as peças do meu Traca-Traca, pegando por uma visão mais estilo cubo mágico, Todas as madeirinhas vão ter Duas Faces, e as faces terão as fitinhas marcadas.
Temos 6 madeiras, ou 6 peças. A 1ª e a 6ª tem algo em especial que as outras não tem, elas tem um lado que quando mechemos não da sequencia para movimentos, o lado em que a fita não percorre toda a face da peça (madeira).


Megaminx




Hey pros interessados que pretendem aprender, antes de ler gafanhoto, se você nao sabe montar um cubo básico de 3x3x3, não tente este.
procure o mais simples e depois avance, pros que vão continuar mesmo assim, se preparem, prestem muita atenção, não fiquem impacientes.
outro problema foi a droga do foco da minha câmera, mas da pra ver.
entao pros que ficam, vem com o tio o/


Novo Pluzze que consegui finalmente comprar com uma grande ajuda da professora Aline (valeu sora >.<)

Este em si é um Quebra-Cabeça que se destaca pelo formato que parece muito mais complicado, o Megaminx tem formato de dodecaedro (imagem abaixo)


Planificada:




O Dodecaedro é um Poliedro, mas o que diabos é um poliedro? Calma tio gui explica o/


Poliedro é toda a forma geométrica sólida que tenha arestas Retas e Faces planas.
Na geometria chamamos de Dodecaedro os Poliedros com 12 faces planas, neste caso temos as 12 faces em formato de Pentágono e tem 3 Uniões dessas faces em cada vértice (quina do pluzze)
Calcular a Area do Dodecaedro é uma coisa realmente simples, basta calcular a área do Pentágono (que é obvia já que são 5 triangulos)  e Multiplicar por 12.
A fórmula do Volume é meio chatinha V=1/4(15 + 7Xraiz de 5)A³ onde A é a Aresta.

Mas agora voltando a historia do Megaminx.
ele é um tanto quanto mais complicado que o cubo mágico se formos comprar o Numero de Faces, 12(enquanto o cubo tem 6) e o numero total de Unidades Móveis, 50 (contra as 20 do cubo), o fato do formato também acaba atrapalhando.
O megaminx não tem nenhum  inventor bem definido, pois muitas pessoas participaram de sua produção em varias partes do mundo, sendo comercializado assim também. 
Ele possui aproximadamente 101 ungivintillion (perdão se estiver escrito errado) de combinações o numero aproximado segundo um calculo de probabilidade é de 100 669 616 553 523 347 122 516 032 313 645 505 168 688 116 411 019 768 627 200 000 000 000
(que isso véi!?)
Apesar da aparência Monstruosa, o método de resolução dele é Tão simples quando o do tradicional cubo mágico 3x3x3, no meu metodo em particular, não precisei procurar nenhum algoritmo novo.



Agora vou tentar como resolver, e como é fácil e parecido com o cubo...

Primeiro começando com um Pequeno “Unboxing” do megamingx e mostrando o Design das peças.

ele vem em uma base dentro de uma caixa. 

Temos também o Manual, que está em outra língua mas eu vou deixar Scaneado no fim da resolução.
Uma das coisas que mas impressionou foi o design curioso do megaminx comparado com o cubo.


Todas as peças do cubo são quadradas e seu interior é comum mas as do Megaminx tem 2 formatos diferentes, e seu interior é Bizarro


Agora começando com a Resolução.
OBS: não vou repetir os algoritmos citados no primeiro portfólio de matemática

Recomendo aprender a montar o 3x3x3 antes do megaminx. Pois em muitas situações neste método eu tive que imaginar uma visão do Cubo 3x3 em certas situações
Primeiramente temos que saber que ele tem 12 faces mas o centro continua Sem se mover, ou seja uma cor sempre será oposta a outra cor especifica exata. Temos 10 peças movíveis por face, e assim como começamos o Cubo montando uma Cruz,  neste vamos montar as peças centrais formando a Estrela, Lembrando do cubo, leve a peça em baixo do lugar onde ela deve estar e gire para cima. O resultado final ficara assim...



Agora caso a peça fique virada use o Mesmo algoritmo do cubo comum, segure ela no topo e aplique o algoritmo: C, Ea, Ca, E.



Assim montando toda a estrela...
As quinas também são exatamente igual as do cubo comum, somente coloque ela em baixo de onde devem estar e aplique Da, Ba, D, B.
Lembrando! Isto não é um cubo, mas deve-se saber qual peça de baixo mexer, se você moveu a pesa da Direita obviamente é a peça de baixo que tem a Quinta encostada da Direita movimentada.
Esta parte não tem Mistério, e já temos a primeira camada montada com facilidade e sem precisar decorar mais algoritmos!

Agora Vamos resolver pelas arestas, exatamente igual ao outro cubo, vire a primeira camada pra baixo agora temos um novo topo, procure as peças de meio e as coloque no lugar certo.
AGORA A COR ROXA ESTA PRO LADO DE BAIXO!
esta um pouco confuso então vamos ver de acordo com o cubo.


Vejam que a peça amarela e Branca do Megaminx deve fazer o mesmo movimento da peça Amarela e Laranja do Cubo comum.
e o algoritmo? Continua o mesmo
lembrando que vendo pelo cubo o Azul é o nosso topo!
Ca, Ea, C, E, C, F,Ca, Fa.
J
Fazendo isso para todas as peças do meio, lembrando que em certas situações teremos que virala para o lado direito com o algoritmo espelhado!.

Agora a parte mais complicada do Megaminx.Temos que formar uma espécie de “V” de 3 cores formadas por dois meios e uma quina.



Mondamos as peças da Esquerda para a direita, sempre nessa ordem, a primeira é a mais fácil é só procurar a peça e colocar na posição certa, pode-se usar o algoritmo pra virar as peças da Cruz, caso necessário.


A quina nos vamos ter que colocar em uma posição já determinada, demarcada em vermelho na seguinte imagem...


Colocando a quina correta ali (obs a quina da imagem está errada) após a quina correta estar no lugar marcado giramos a face “azul” no sentido anti-horário.




por fim aplicamos o algoritmo para virar quinas novamente até a peça ficar correta.
Algoritmo: D, C, Da, Ca.




A próxima pecinha do meio, que completa o V pode ser colocada da mesma forma que a primeira, ou pode-se usar o algoritmo para meios da segunda camada do cubo comum.
porém podemos vir a ter problemas, exemplo:


A ultima peça para montar o V está no lugar certo, porem em posição errada.
este caso é fácil, a peça errada vai estar sempre na direita pois é a ultima a ser montada então o vermelho passa a ser o nosso TOPO, só aplicamos o algoritmo de quinas do cubo 3x3x3
C, D, Ca, Da, Ca, Fa, C, F
Agora a peça vai mudar d e lugar e podemos coloca-la facilmente J

podendo usar o mesmo algoritmo C, D, Ca, Da, Ca, Fa, C, F

ou ela pode vir invertida...


Aqui podemos usar o mesmo, porém espelhado
Ca, Da, C, D, C, F, Ca, Fa.

Agora a parte mais chata, durante a montagem chegaremos ao ultimo “V”, e se montarmos a ultima peça do meio de modo normal o resto vai se embaralhar de novo, o que devemos fazer?
devemos achar alguma maneira de aplicar o algoritmo do cubo 3x3x3 sem desembaralhar o resto, exemplo nas imagens...



Familiar? Sim mesmo algoritmo espelhado anterior para mover para o lado esquerdo!
Ca, Da, C, D, C, F, Ca, Fa.

Caso a peça esteja invertida,  é só virar a face do “verde” pro anti horário, e juntar a cor do meio a ser movido...



Familiar também? Pois é usamos então C, D, Ca, Da, Ca, Fa, C, F
e sabendo isso já somos capazes de montar todos os “V”s do cubo

Agora vamos para as quinas que estão Entre os Vs, que são fácil de montar usaremos somente o D, C, Da, Ca.




Este usamos pra acertar, ou mudar de lugar J

Agora vamos pros meios que ficam acima das quinas: estes podem ser resolvidos também como no cubo mágico...


pois é... mesmo algoritmo incluindo o espelhado.

Agora pra ultima camada!
No megaminx teremos algumas formas, assim como os últimos desenhos de cruz do cubo.
mas vamos usar o mesmo algoritmo: F, Da, C, D, Ca, Fa.
Vamos ter as formas.


Agora vamos acertar as peças do meio de acordo com a cor das outras faces, vamos primeiramente procurar uma cor que esteja certa, e aplicarmos o mesmo algoritmo do cubo 3x3x3. Só que com uma pequena alteração pois o megaminx tem 5 arestas doferemte dp cibo, então fica:
D, C, Da, C, D, C, C, C, Da. A única alteração e uma girada a mais.

aplique este em uma peça só até conseguir achar duas certas uma ao lado da outra!




Agora segurando como na imagem acima aplique novamente, no Maximo duas vezes!
e pronto todas as peças estão em suas respectivas posições.





Agora pras ultimas quinas *-*
Mesmo esquema do cubo,  procure uma que esteja certa e aplique o movimento, que também continua o mesmo só que com algumas coisas a mais.

                     C, D, Ca, Ca, Ea, C, C, Da, Ca, Ca, Ea.


Agora encontramos Duas peças que estejam uma ao lado da outra





Seguramos o cubo com a face  “branco escuro” (WTF) na frente, e aplicamos o mesmo J


No Maximo duas vezes e teremos as quinas todas na posição certa, agora para finalizar da mesma maneira do cubo, usando o movimento Da, Ba, D, B.
lembrando de girar o topo para o lugar certo.



Prontinho sem mistério >.<
Eu demorei aproximadamente 5 horas para resolver pela primeira vez so com os algoritmos do cubo.


Pra alegrar :)



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Esfera


As fórmulas para calcular o volume e a área da esfera são as seguintes:
Exemplos:


Secção da Esfera
Podemos imaginar imaginar assim: Temos uma laranja, mas não a cortamos no meio, cortamos uma tampa, o raio dessa região irá ser o mesmo? Não.
Quando se aumenta ou diminui a altura ou distancia, o raio diminui ou aumenta até chegar ao valor do raio central.
Na figura acima temos R como o raio central da laranja, d a distancia que um raio tem do outro e r o raio da região onde ela será cortada ou secção. Com isso forma-se um triângulo retângulo e aí temos o Pitágoras (O maior de todos e Meu intelectual favorito yey *-* By:Gui)
Exemplos:
1)      Dada uma esfera com raio de 8 cm e uma distancia de 4 cm calcule o raio menor e a área daquela região:
Resolvendo...
Para calcular o raio temos que usar o tio pit então:
8² = 4²+r² → 64 – 16 = r² → r²=48 → r= √48 cm
r =  4√3 cm
A = 4pi (4√3)² → A = 4*pi*16*3 → A= 192 pi cm²

2)      Dado um cubo com aresta de 4 cm calcule a área de uma esfera nele Inscrita
Resolvendo...
Como a Esfera está Inscrita dentro do cubo, e o Cubo tem 4cm de aresta, o Raio da esfera vai ser de 2 Centímetros, pois é a metade da aresta do cubo.
Para calcular basta usar a fórmula comum da Area da Esfera:
A = 4pir²
A = 4pi2² → r² = 4
A = 4pi*4
A= 16pi