sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Filmes 3D

Hoje em dia a industria de filmes vem inovando cada vez mais, uma dessas inovações é o cinema em 3D, mas antes de entender o que é e como funciona precisamos entender o que é esteoroscopia.

É um nome estranho e difícil mas é muito legal :D

Bom, o cérebro humano visualiza imagens de apenas duas dimensões: largura e altura. Mas ele pode não exatamente ver, mas ter a ilusão da visualização da profundidade. Naturalmente isto se dá pela angulação dos olhos, pois cada olho possui uma angulação diferente. Com isso temos a paralaxe que é o fenômeno que avalia a distancia de duas figuras distintas pois nós podemos ver uma imagem de pontos de vista distintos. 


Por exemplo, se eu colocar o dedão 12 cm de distancia na frente do nariz e fechar o olho direito ele vai se encontrar em uma posição, e se eu abrir o direito e fechar o esquerdo o dedo vai se encontrar em outra posição, e se eu for diminuindo a distancia de 12 cm essa posição que o dedão vai estar fica cada vez menor.
Com esses dois ângulos diferentes o cérebro humano cria uma ilusão de ótica para diminuir a duplicação das imagens. Os olhos giram de forma que os eixos ópticos dão a ilusão de que estão se aproximando para o mesmo ponto central, dando a ideia de fusão. Essa ideia de fusão varia de pessoa para pessoa de acordo com a separação ocular que ela possui.
 Em outras palavras, essas duas imagens ângulos de ângulos de visão diferentes que temos se sobrepõem formando uma imagem só com três dimensões, ou seja, imagem duplicada e sobreposta!!!
Todo esse processo se denomina esteoroscopia :D

Cinema 3D
No cinema eles imitam todo este processo de esteoroscopia com câmeras. Bom primeiramente vamos imaginar assim, eu crio duas imagens de ângulos diferentes e coloco as duas sobrepostas.


Nos primeiros filmes é assim que eles faziam, eles filmavam as imagens de dois ângulos diferentes. Quando iam fazer a projeção utilizavam 2 projetores, o problema é que eles tinham que ficar exatamente alinhados para que a imagem ficasse correta. Aí vem a ideia de fusão citada anteriormente, com essa sobreposição das imagens dava-se a ideia de que a imagem estava saindo da tela.
Inicialmente houve grandes problemas com o cinema 3D: a projeção correta, o tamanho da tela e da sala, os óculos, o som e etc. Mas hoje em dia com a ajuda da tecnologia estes problemas foram solucionados.

“A câmera estereoscópica simula a visão do olho humano. Cada lente é colocada a cerca de seis centímetros uma da outra (já que essa é a distância média entre os olhos de uma pessoa). E nesse processo ainda devem ser controlados zoom, foco, abertura, enquadramento (que deve ser exatamente o mesmo) e o ângulo relativo entre elas. [...] Um truque utilizado pela indústria é filmar através de uma lente e usar um espelho para projetar uma imagem deslocada em uma segunda lente. A imagem refletida é girada e invertida antes da edição do filme. E, por se tratar de um espelho, é preciso fazer ainda as correções de cores e brilhos necessárias para que não dê a impressão de imagens distintas.” Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/video/2469-como-funciona-a-tecnologia-3d-.htm#ixzz23pqqJkFs


As salas de cinema IMAX estabelecem um padrão para que o que você está vendo pareça cada vez mais real.
As telas de projeção medem 12 metros de altura por 22 metros de largura (264 m² de tela) e elas são levemente côncavas para a colaboração da ampliação do campo, o som utilizado das salas chega a ter 14 mil watts de potência.


E os óculos? Pra que servem?
Os filmes em 3D precisam ser filmados com duas câmeras ou uma câmera com 2 lentes, com isso cocorrem mudanças na produção do filme, mas também temos outras, como na exibição. Já foi citado anteriormente que as imagens precisam ser projetadas de uma maneira sincronizada. E uma coisa importantíssima deve ser levada em conta é que o olho esquerdo vê não pode ser visto pelo olho direito e vice-versa, senão a visualização da imagem fica assim:



Então é aí que os óculos se encaixam eles filtram as imagens fazendo com que cada olho enxergue somente a que for especificada para ele. A fusão das duas, gerando a tridimensionalidade, fica por conta do cérebro. Sem os óculos, vemos duas imagens ligeiramente diferentes sendo projetadas ao mesmo tempo, ou seja, tudo fora de foco!


Viram, esta história de dimensões são está só na geometria espacial que a gente tá aprendendo ...
Os sólidos que estamos estudando possuem 3 dimensões, e as vezes quando precisamos resolver exercícios a gente apenas imagina a figura para poder calcular as coisas, pois o nosso cérebro só vê 2 dimensões, e a  gente só consegue desenhar 2 dimensões também.
A maneira que a gente olha as coisas tem haver com ângulos, dimensões e ilusões ...
Espero que tenham gostado dessa "viagem" no cinema :D


PS: se quiserem ler mais alguma coisa sobre isso aqui estão as minhas referências

http://renatoreis.net/blog/comunicacao/cinema-digital-3d/
http://nautilus.fis.uc.pt/cec/teses/joana/prototipo/estereoscopia.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário