sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Megaminx




Hey pros interessados que pretendem aprender, antes de ler gafanhoto, se você nao sabe montar um cubo básico de 3x3x3, não tente este.
procure o mais simples e depois avance, pros que vão continuar mesmo assim, se preparem, prestem muita atenção, não fiquem impacientes.
outro problema foi a droga do foco da minha câmera, mas da pra ver.
entao pros que ficam, vem com o tio o/


Novo Pluzze que consegui finalmente comprar com uma grande ajuda da professora Aline (valeu sora >.<)

Este em si é um Quebra-Cabeça que se destaca pelo formato que parece muito mais complicado, o Megaminx tem formato de dodecaedro (imagem abaixo)


Planificada:




O Dodecaedro é um Poliedro, mas o que diabos é um poliedro? Calma tio gui explica o/


Poliedro é toda a forma geométrica sólida que tenha arestas Retas e Faces planas.
Na geometria chamamos de Dodecaedro os Poliedros com 12 faces planas, neste caso temos as 12 faces em formato de Pentágono e tem 3 Uniões dessas faces em cada vértice (quina do pluzze)
Calcular a Area do Dodecaedro é uma coisa realmente simples, basta calcular a área do Pentágono (que é obvia já que são 5 triangulos)  e Multiplicar por 12.
A fórmula do Volume é meio chatinha V=1/4(15 + 7Xraiz de 5)A³ onde A é a Aresta.

Mas agora voltando a historia do Megaminx.
ele é um tanto quanto mais complicado que o cubo mágico se formos comprar o Numero de Faces, 12(enquanto o cubo tem 6) e o numero total de Unidades Móveis, 50 (contra as 20 do cubo), o fato do formato também acaba atrapalhando.
O megaminx não tem nenhum  inventor bem definido, pois muitas pessoas participaram de sua produção em varias partes do mundo, sendo comercializado assim também. 
Ele possui aproximadamente 101 ungivintillion (perdão se estiver escrito errado) de combinações o numero aproximado segundo um calculo de probabilidade é de 100 669 616 553 523 347 122 516 032 313 645 505 168 688 116 411 019 768 627 200 000 000 000
(que isso véi!?)
Apesar da aparência Monstruosa, o método de resolução dele é Tão simples quando o do tradicional cubo mágico 3x3x3, no meu metodo em particular, não precisei procurar nenhum algoritmo novo.



Agora vou tentar como resolver, e como é fácil e parecido com o cubo...

Primeiro começando com um Pequeno “Unboxing” do megamingx e mostrando o Design das peças.

ele vem em uma base dentro de uma caixa. 

Temos também o Manual, que está em outra língua mas eu vou deixar Scaneado no fim da resolução.
Uma das coisas que mas impressionou foi o design curioso do megaminx comparado com o cubo.


Todas as peças do cubo são quadradas e seu interior é comum mas as do Megaminx tem 2 formatos diferentes, e seu interior é Bizarro


Agora começando com a Resolução.
OBS: não vou repetir os algoritmos citados no primeiro portfólio de matemática

Recomendo aprender a montar o 3x3x3 antes do megaminx. Pois em muitas situações neste método eu tive que imaginar uma visão do Cubo 3x3 em certas situações
Primeiramente temos que saber que ele tem 12 faces mas o centro continua Sem se mover, ou seja uma cor sempre será oposta a outra cor especifica exata. Temos 10 peças movíveis por face, e assim como começamos o Cubo montando uma Cruz,  neste vamos montar as peças centrais formando a Estrela, Lembrando do cubo, leve a peça em baixo do lugar onde ela deve estar e gire para cima. O resultado final ficara assim...



Agora caso a peça fique virada use o Mesmo algoritmo do cubo comum, segure ela no topo e aplique o algoritmo: C, Ea, Ca, E.



Assim montando toda a estrela...
As quinas também são exatamente igual as do cubo comum, somente coloque ela em baixo de onde devem estar e aplique Da, Ba, D, B.
Lembrando! Isto não é um cubo, mas deve-se saber qual peça de baixo mexer, se você moveu a pesa da Direita obviamente é a peça de baixo que tem a Quinta encostada da Direita movimentada.
Esta parte não tem Mistério, e já temos a primeira camada montada com facilidade e sem precisar decorar mais algoritmos!

Agora Vamos resolver pelas arestas, exatamente igual ao outro cubo, vire a primeira camada pra baixo agora temos um novo topo, procure as peças de meio e as coloque no lugar certo.
AGORA A COR ROXA ESTA PRO LADO DE BAIXO!
esta um pouco confuso então vamos ver de acordo com o cubo.


Vejam que a peça amarela e Branca do Megaminx deve fazer o mesmo movimento da peça Amarela e Laranja do Cubo comum.
e o algoritmo? Continua o mesmo
lembrando que vendo pelo cubo o Azul é o nosso topo!
Ca, Ea, C, E, C, F,Ca, Fa.
J
Fazendo isso para todas as peças do meio, lembrando que em certas situações teremos que virala para o lado direito com o algoritmo espelhado!.

Agora a parte mais complicada do Megaminx.Temos que formar uma espécie de “V” de 3 cores formadas por dois meios e uma quina.



Mondamos as peças da Esquerda para a direita, sempre nessa ordem, a primeira é a mais fácil é só procurar a peça e colocar na posição certa, pode-se usar o algoritmo pra virar as peças da Cruz, caso necessário.


A quina nos vamos ter que colocar em uma posição já determinada, demarcada em vermelho na seguinte imagem...


Colocando a quina correta ali (obs a quina da imagem está errada) após a quina correta estar no lugar marcado giramos a face “azul” no sentido anti-horário.




por fim aplicamos o algoritmo para virar quinas novamente até a peça ficar correta.
Algoritmo: D, C, Da, Ca.




A próxima pecinha do meio, que completa o V pode ser colocada da mesma forma que a primeira, ou pode-se usar o algoritmo para meios da segunda camada do cubo comum.
porém podemos vir a ter problemas, exemplo:


A ultima peça para montar o V está no lugar certo, porem em posição errada.
este caso é fácil, a peça errada vai estar sempre na direita pois é a ultima a ser montada então o vermelho passa a ser o nosso TOPO, só aplicamos o algoritmo de quinas do cubo 3x3x3
C, D, Ca, Da, Ca, Fa, C, F
Agora a peça vai mudar d e lugar e podemos coloca-la facilmente J

podendo usar o mesmo algoritmo C, D, Ca, Da, Ca, Fa, C, F

ou ela pode vir invertida...


Aqui podemos usar o mesmo, porém espelhado
Ca, Da, C, D, C, F, Ca, Fa.

Agora a parte mais chata, durante a montagem chegaremos ao ultimo “V”, e se montarmos a ultima peça do meio de modo normal o resto vai se embaralhar de novo, o que devemos fazer?
devemos achar alguma maneira de aplicar o algoritmo do cubo 3x3x3 sem desembaralhar o resto, exemplo nas imagens...



Familiar? Sim mesmo algoritmo espelhado anterior para mover para o lado esquerdo!
Ca, Da, C, D, C, F, Ca, Fa.

Caso a peça esteja invertida,  é só virar a face do “verde” pro anti horário, e juntar a cor do meio a ser movido...



Familiar também? Pois é usamos então C, D, Ca, Da, Ca, Fa, C, F
e sabendo isso já somos capazes de montar todos os “V”s do cubo

Agora vamos para as quinas que estão Entre os Vs, que são fácil de montar usaremos somente o D, C, Da, Ca.




Este usamos pra acertar, ou mudar de lugar J

Agora vamos pros meios que ficam acima das quinas: estes podem ser resolvidos também como no cubo mágico...


pois é... mesmo algoritmo incluindo o espelhado.

Agora pra ultima camada!
No megaminx teremos algumas formas, assim como os últimos desenhos de cruz do cubo.
mas vamos usar o mesmo algoritmo: F, Da, C, D, Ca, Fa.
Vamos ter as formas.


Agora vamos acertar as peças do meio de acordo com a cor das outras faces, vamos primeiramente procurar uma cor que esteja certa, e aplicarmos o mesmo algoritmo do cubo 3x3x3. Só que com uma pequena alteração pois o megaminx tem 5 arestas doferemte dp cibo, então fica:
D, C, Da, C, D, C, C, C, Da. A única alteração e uma girada a mais.

aplique este em uma peça só até conseguir achar duas certas uma ao lado da outra!




Agora segurando como na imagem acima aplique novamente, no Maximo duas vezes!
e pronto todas as peças estão em suas respectivas posições.





Agora pras ultimas quinas *-*
Mesmo esquema do cubo,  procure uma que esteja certa e aplique o movimento, que também continua o mesmo só que com algumas coisas a mais.

                     C, D, Ca, Ca, Ea, C, C, Da, Ca, Ca, Ea.


Agora encontramos Duas peças que estejam uma ao lado da outra





Seguramos o cubo com a face  “branco escuro” (WTF) na frente, e aplicamos o mesmo J


No Maximo duas vezes e teremos as quinas todas na posição certa, agora para finalizar da mesma maneira do cubo, usando o movimento Da, Ba, D, B.
lembrando de girar o topo para o lugar certo.



Prontinho sem mistério >.<
Eu demorei aproximadamente 5 horas para resolver pela primeira vez so com os algoritmos do cubo.


Pra alegrar :)



Um comentário: